No final de agosto, a f\u00e1brica autom\u00f3vel da Volkswagen em Palmela, conhecida como Autoeuropa, anunciou que teria que interromper a produ\u00e7\u00e3o do modelo T-Roc, que atualmente \u00e9 o mais vendido da marca na Europa.<\/p>\n
Essa interrup\u00e7\u00e3o na produ\u00e7\u00e3o se deve \u00e0 escassez de uma pe\u00e7a fundamental para a fabrica\u00e7\u00e3o dos motores, fornecida pela empresa eslovena KLS Ljubno. A KLS Ljubno foi gravemente afetada pelas inunda\u00e7\u00f5es que ocorreram no in\u00edcio de agosto na Eslov\u00eania. Esta empresa \u00e9 respons\u00e1vel pela produ\u00e7\u00e3o de engrenagens de anel e abastece cerca de 80% do mercado automobil\u00edstico europeu.<\/p>\n
O Grupo Volkswagen est\u00e1 enfrentando consequ\u00eancias significativas devido \u00e0 paralisa\u00e7\u00e3o das opera\u00e7\u00f5es da KLS Ljubno. Al\u00e9m da suspens\u00e3o da produ\u00e7\u00e3o do T-Roc na Autoeuropa, a produ\u00e7\u00e3o do furg\u00e3o T6.1 em Hanover tamb\u00e9m ser\u00e1 suspensa, e a produ\u00e7\u00e3o do T7 Multivan ser\u00e1 reduzida, especialmente na vers\u00e3o h\u00edbrida plug-in.<\/p>\n
Nas f\u00e1bricas de Wolfsburgo, onde s\u00e3o produzidos os modelos Golf e Tiguan, os funcion\u00e1rios ter\u00e3o seus hor\u00e1rios reduzidos nas pr\u00f3ximas semanas. Enquanto isso, em Emden, alguns turnos ser\u00e3o cancelados.<\/p>\n
A suspens\u00e3o da produ\u00e7\u00e3o do Volkswagen T-Roc est\u00e1 programada para come\u00e7ar em 11 de setembro e se estender\u00e1 por nove semanas, com a previs\u00e3o de retomada da produ\u00e7\u00e3o em 12 de novembro. A KLS Ljubno expressou a expectativa de reiniciar sua produ\u00e7\u00e3o em outubro.<\/p>\n
A Volkswagen Autoeuropa est\u00e1 trabalhando em conjunto com as equipes de compras, aprovisionamento e log\u00edstica do Grupo Volkswagen para monitorar a evolu\u00e7\u00e3o da situa\u00e7\u00e3o e buscar alternativas que possam reduzir o per\u00edodo de interrup\u00e7\u00e3o da produ\u00e7\u00e3o. O governo portugu\u00eas tamb\u00e9m est\u00e1 buscando solu\u00e7\u00f5es junto aos fornecedores locais.<\/p>\n
Devido \u00e0 dura\u00e7\u00e3o anormalmente longa da interrup\u00e7\u00e3o da produ\u00e7\u00e3o, a Autoeuropa recorrer\u00e1 ao regime de lay-off. A administra\u00e7\u00e3o da empresa negociou os termos desse regime com a comiss\u00e3o dos trabalhadores durante dois dias, chegando a um acordo em 5 de setembro. De acordo com o comunicado da administra\u00e7\u00e3o, os trabalhadores receber\u00e3o um complemento de 80% de sua remunera\u00e7\u00e3o base, incluindo o subs\u00eddio de turno. Al\u00e9m disso, haver\u00e1 uma compensa\u00e7\u00e3o de 15% resultante da flexibilidade de downdays, equivalente a seis downdays no total, com aplica\u00e7\u00e3o individual proporcional durante o per\u00edodo de lay-off.<\/p>\n
Rodrigo Nogueira, coordenador da comiss\u00e3o de trabalhadores, confirmou que os trabalhadores tempor\u00e1rios ter\u00e3o a garantia de retornar quando a produ\u00e7\u00e3o voltar \u00e0 normalidade.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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