Visa angariar 500 milhões de euros este ano e abrir 30 novas lojas.
Aqui é Fresco, principal rival da Mercadona em Portugal, está a surpreender o resto do setor com os seus dados promissores. Começou há uma década com a união de 143 pequenas empresas do setor, mas quer expandir-se com mais 30 este 2024, segundo o Jornal de Negócios.
O sucesso desta empresa deriva da crise financeira que levou Portugal à maior recessão dos últimos 40 anos. As cadeias de cash & carry desapareceram e muitos supermercados locais ficaram sem fornecedores de alimentos. Foi então que a Unimark decidiu apoiar o pequeno comércio, que compete diretamente com as grandes superfícies.
Criou o Aqui é Fresco agrupando 143 pequenos estabelecimentos de comércio e alimentação, com o objetivo de “devolver-lhes a dignidade que merecem”, como explica Carla Esteves, diretora executiva há 12 anos. Admite que ainda há muito caminho a percorrer e, de facto, afirma que o objetivo é arrecadar 500 milhões de euros este ano e chegar a todas as regiões do país, especialmente ao Alentejo.
“Com a crise, as pessoas resistiram à nossa entrada. Sentiram instabilidade e falta de confiança em quem viesse a seguir. Mesmo assim, decidimos que era a nossa vez de intervir” e foi assim que, pouco a pouco, conseguiram surpreender as outras cadeias de supermercados. As compras nos comércios de proximidade começaram a aumentar de tal forma que agora se pode dizer que “está na moda” em Portugal.
O próximo objetivo é abrir 30 novas lojas, além de aumentar os estabelecimentos com a nova imagem de marca. Para que os seus objetivos possam ser alcançados e a população continue a ver o comércio de proximidade como atraente, Esteves acredita que é fundamental continuar com a medida do IVA zero do Governo.